O Planejamento é a chave do sucesso

CEO do Canal Salto Alto, Tati Serafim, explica porque planejar é tão importante para o sucesso do nosso negócio.

Redação CSA

Quase 30% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) fecham as portas no Brasil antes de completarem 5 anos de empresa, e 17% dos entrevistados disseram que não fizeram nenhum planejamento ao abrir o empreendimento. Os dados foram publicados pelo SEBRAE após pesquisa realizada entre 2028 e 2021.

É comum em nossa rede de empreendedoras ver mulheres perdidas em seus negócios, não sabem qual será o próximo passo e nem mesmo se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. “A verdade é que não basta ser boa no que você faz, uma empreendedora precisa saber de gestão, financeiro e também de marketing”, afirma Tati Serafim consultora de empreendedorismo e marketing e CEO do Canal Salto Alto.

Algumas pessoas não planejam por falta de tempo, falta de atitude ou simplesmente por falta de conhecimento. E dessas três causas, duas uma rede de apoio a empreendedoras como Canal Salto Alto pode ajudar em duas delas: a falta de tempo e a falta de conhecimento.

COMO PLANEJAR O MEU NEGÓCIO

Primeiro começamos trazendo conhecimento para essas mulheres. Mostrando algumas das várias ferramentas que podem nos auxiliar com o planejamento e ensinando como usá-las de forma simples e prática.

E quando aprendemos a planejar, desde o que vamos fazer no dia até o que queremos para os próximos 5 anos da empresa, fazemos um melhor uso do nosso tempo e com isso diminuímos a sua escassez.

Porém, a falta de atitude não é ensinada. As empreendedoras precisam tomar para si a responsabilidade de planejar o seu negócio, de estudar e de se especializar naquilo que ainda não sabe fazer. Abrir uma empresa não deve ser encarada como um passa tempo, um extra ou algo temporário. Tudo que damos atenção e focamos, cresce.

OBJETIVO E METAS

Segundo Tati Serafim, objetivos e metas são duas coisas distintas. Objetivo é aonde você quer chegar e metas são as etapas que você precisará conquistar até chegar ao seu objetivo. A dica é você colocar no papel o seu objetivo e dividi-lo em etapas, como se fossem degraus.

Além disso nossos objetivos e metas precisam ter prazo para acontecerem, ou seja, o ideal é você colocar data neles. E ainda é preciso um acompanhamento. Seja num caderno, num quadro, numa planilha de excel ou num sistema moderno, uma empreendedora precisa ter uma forma de acompanhar o seu planejamento para corrigir possíveis falhas e mudar o que for necessário.

E por fim é trabalhar duro e ter muita proatividade. “Não conheço nenhum caso de uma empreendedora de sucesso que precisou de pouco trabalho ou pouco estudo para chegar onde chegou. Todas, sem exceção, se empenharam muito para fazer acontecer em suas empresas. Então com um bom planejamento e muito trabalho, o sucesso é possível para todas”, garante Tati Serafim.

SEJA UMA EMPREENDEDORA MEMBRO VOCÊ TAMBÉM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Outros posts